
Vai prestar vestibular de Medicina? Então é preciso se preparar desde já, pois o conteúdo é extenso e cada questão é importante para obter uma boa pontuação e atingir a meta de fazer o curso dos seus sonhos.
Mas quais livros sobre Medicina podem ajudar no vestibular? Confira agora cinco dicas.
Bio (Sônia Lopes e Sérgio Rosso)
Um dos livros mais conhecidos e utilizados por estudantes de Medicina, “Bio” tem conteúdo completo e de fácil compreensão. Seu único volume reúne tudo que o vestibulando precisa, com tabelas, temas bem organizados e linguagem acessível. Aborda temas atuais dentro da biologia, como sistemática filogenética, fitogeografia, biotecnologia, engenharia genética e genética humana. Sônia Lopes é professora doutora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e Sérgio Rosso, professor doutor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP.
Princípios de Anatomia e Fisiologia (Gerard J. Tortora e Bryan Derrickson)
Obra bastante utilizada na formação de estudantes de Medicina e de outros cursos da área da saúde, como Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Biomedicina. Detalha o funcionamento do corpo humano e é rico em ilustrações para ajudar a entender as estruturas de modo organizado e didático. Inclui questões para revisar os conteúdos de cada assunto. Escrito por um importante grupo de docentes, integra a terminologia moderna e os achados mais atuais no campo da anatomia e da fisiologia. Enfatiza, também, a importância da homeostasia por meio de correlações clínicas e discussões sobre desequilíbrios homeostáticos. Para complementar e enriquecer ainda mais o aprendizado, conta com um atlas resumido do esqueleto e da anatomia de superfície, disponível online.
Sobotta: Atlas de Anatomia Humana (Vários autores)
Em sua 25ª edição, o Sobotta é um atlas amplamente utilizado em todo o mundo. Destaca-se pelas ilustrações realistas e pela contextualização prática. O objetivo é a apresentação de conceitos mais relevantes, identificação dos detalhes da peça anatômica e explicação dinâmica das correlações anatômicas, dados fundamentais desde o exame inicial até a prática clínica. Entre as principais novidades, tem a inclusão de novas correlações clínicas, agora com imagens para ilustrá-las.
Princípios de Química (Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman)
A obra de ótima qualidade gráfica apresenta todos os fundamentos da química de forma clara e precisa, utilizando inúmeras ferramentas pedagógicas. O conteúdo está organizado em 85 tópicos, distribuídos em 11 grupos temáticos, e reúne questões sobre cada assunto.
Medicina Interna de Harrison (Vários autores)
Mostra os avanços ocorridos em todas as áreas da medicina, buscando facilitar o aprendizado da ciência e da arte do raciocínio clínico. Com sua abordagem enciclopédica, a obra apresenta ampla cobertura de assuntos em seus mais de 500 capítulos. A nova edição do Harrison oferece uma atualização completa sobre a patogênese das doenças, ensaios clínicos, técnicas de diagnóstico, diretrizes clínicas baseadas em evidências, tratamentos já estabelecidos e métodos recentemente aprovados.
Gostou das dicas? Está pronto para mergulhar nos estudos com essas e outras obras de referência? Você também pode saber mais sobre o curso de Medicina no nosso blog.
Comments