Acupuntura: será que essa é a especialidade certa para você?

Mãos espetando agulhas de acupuntura sob a pele de um paciente

Tem interesse em se especializar em acupuntura após a graduação em Medicina? Então, acompanhe a partir de agora tudo sobre o assunto, e avalie se essa é a especialidade certa para você!

Segundo a Demografia Médica no Brasil, são 4.354 registros de acupunturistas no país, a 27ª especialidade mais procurada. Nos últimos dez anos, houve uma taxa de crescimento de 48%.

O curso de acupuntura é oferecido como pós-graduação e em nível técnico, com duração entre um ano e meio e dois anos.

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo, chamados de meridianos, atuando em fibras musculares, tendões e nervos para aliviar dores, tensões e mal-estar.

As agulhas têm a função de estimular pontos específicos no corpo, sendo utilizadas cada vez mais em condições médicas variadas, como opção de tratamento complementar.

Com origem na medicina tradicional chinesa, ela tem o objetivo de corrigir desequilíbrios na energia que sai por esses pontos e que são responsáveis por causar dores, desconfortos e náuseas.

Alguns quadros clínicos em que ela é utilizada são:

• Dor lombar;

• Dor dentária após cirurgias;

• Osteoartrite;

• Dor no joelho;

• Enxaqueca;

• Dores no pescoço;

• Fibromialgia;

• Náusea e vômitos devido à quimioterapia ou pós-operatório.

A variedade de tratamentos aumenta a cada dia, e profissionais acreditam que ela também pode trazer benefícios em casos de alergias, ansiedade, obesidade, artrite e depressão, por exemplo.

A especialização em acupuntura

A formação estuda as técnicas de acupuntura, diagnóstico tradicional chinês e a aplicação terapêutica em condições clínicas variadas. O curso tem por objetivo especializar graduados na área de saúde para o exercício de excelência em acupuntura e demais recursos terapêuticos da Medicina Oriental, de acordo com seu campo profissional e produção de pesquisa, visando atender à crescente demanda dos sistemas público e privado de saúde, consoante às diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde).

A metodologia de ensino inclui aulas teóricas e atividades em laboratórios. Estágio e elaboração de TCC também fazem parte da grade curricular na maioria das instituições.

Na parte teórica, o estudante aprende desde a história da acupuntura até anatomia e fisiologia, a teoria dos meridianos de acupuntura, diagnóstico e tratamento de doenças.

Algumas das matérias oferecidas são:

• História e Fundamentos da Medicina Oriental;

• Semiologia em Medicina Oriental;

• Acupuntura Clássica;

• Princípios e Mecanismos Fisiológicos da Acupuntura;

• Etiopatogenia e tratamentos;

• Recursos Terapêuticos Complementares da Acupuntura;

• Ciência e Ética em Medicina Oriental;

• Prática Clínica em Acupuntura;

• Sistema nervoso;

• Atividades Científicas Programadas;

• Fisiologia Energética da Medicina Oriental;

• Eletroacupuntura;

• Anatomia de Canais Principais e Colaterais;

• Acupuntura Experimental (Modelos Teóricos).

Durante o estágio, os alunos aplicam seus conhecimentos em situações reais de tratamento, sob supervisão de profissionais. Algumas grades curriculares também contam com estudos complementares em áreas relacionadas, como fitoterapia chinesa, moxabustão, auriculoterapia, ventosaterapia, dietética chinesa, técnicas de relaxamento e meditação, com uma abordagem holística da saúde.

Outras disciplinas comuns são as que abordam aspectos éticos e legais da prática da acupuntura, assim como a gestão de um consultório ou clínica.

Confira mais sobre outras especializações no nosso blog.