O método de ensino TBL vem ganhando cada vez mais força no mundo acadêmico, e não é para menos: essa metodologia, que tem como base o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem, traz muitos benefícios para os alunos.
Criado na década de 1970, nos Estados Unidos, o TBL (Team Based Learning, traduzido como Aprendizagem Baseada em Equipes) tem como premissa a aprendizagem ativa, que prepara de forma ampla o estudante para o que ele encontrará no mercado de trabalho.
O TBL prioriza a apresentação de desafios e estudos de caso reais e a busca por soluções para essas demandas. O aluno é estimulado a pensar por conta própria para, em seguida, compartilhar suas impressões com o grupo.
Trabalho em Equipe
A análise das diferentes perspectivas e pontos de vista, até chegar a um ponto em comum para a solução de um problema, estimula as habilidades de argumentação, cooperação, oratória, inteligência emocional e liderança, fazendo com que o respeito à opinião dos colegas e a valorização do aprendizado se sobressaiam.
Nos encontros, não há as aulas expositivas tradicionais. O acompanhamento de professores é constante, para fornecer feedback, estimular o senso crítico e a reflexão, além de se certificarem que toda a turma está conseguindo assimilar os conteúdos.
A ideia é que os estudantes se acostumem a lidar com o conteúdo de maneira mais natural, ao mesmo tempo em que desenvolvem responsabilidade e disciplina.
Ao longo das décadas, o método tem gerado um retorno muito positivo e hoje é adotado em muitas instituições, como a Humanitas.
As instituições que adotam o TBL apostam em uma aprendizagem mais dinâmica, com troca de conhecimento entre os alunos, preparação sólida para o mercado de trabalho e a criação de um ambiente educacional cooperativo e motivador, em que a empatia, organização e aprimoramento contínuo são fortalecidos.
A metodologia segue as fases de preparação, compromisso compartilhado e aplicação de conceitos. Saiba agora um pouco mais sobre cada uma delas.
As fases do método TBL
Preparação
Espera-se que os alunos façam um estudo prévio do material antes dos encontros para atividades em grupo. É um momento que exige bastante comprometimento para que o estudante chegue com a mesma bagagem de seus colegas.
A preparação individual inclui leituras, realização de entrevistas, testes, roteiro de estudos, análise de resumos de programas de aulas, acompanhamento de vídeos, filmes e contato com casos clínicos.
Compromisso compartilhado
Também conhecida como Garantia de Processo, essa fase compreende a formação de equipes de trabalho.
Os estudantes passam por um teste individual para certificar que concluíram com êxito a etapa de preparação. São questões de múltipla escolha que avaliam a apreensão do conteúdo, raciocínio e tomada de decisão.
Em seguida, debatem e argumentam entre si até chegarem a uma resposta para apresentar ao professor, que irá dar um feedback sobre as considerações e agir como um facilitador, abrindo espaço para dúvidas e estimulando o debate entre os grupos. A participação de todos ajuda a resolução de cada questão, fortalecendo o aspecto colaborativo do método.
Aplicação dos conceitos
A parte final e mais longa tem como objetivo apresentar problemas ou cenários presentes na prática profissional para que o grupo discuta e se prepare para defender suas respostas.
A capacidade de interpretação, análise e resumo de conteúdos é testada a partir de questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou questões abertas curtas. Todos os grupos recebem um tema comum e elaboram respostas curtas e objetivas para serem entregues ao professor.
A avaliação do TBL é feita a partir do desempenho individual e de cada grupo, além da avaliação entre os próprios alunos, reforçando ainda mais o processo colaborativo da metodologia.
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