Já conhece o sistema de avaliação da graduação de Medicina da Humanitas? Ele engloba as dimensões somativa e formativa, de modo a permitir o diagnóstico do desenvolvimento do estudante nos diferentes momentos do processo pedagógico, no que diz respeito a conhecimentos adquiridos, habilidades e atitudes.
O intuito é possibilitar ao estudante refazer trajetos e recuperar conteúdos não dominados no percurso, ao mesmo tempo em que a instituição, com a participação dos diferentes segmentos, acompanha o desenvolvimento das competências que compõem o perfil do egresso.
As avaliações realizadas para verificação de conteúdos e habilidades são associadas a outros procedimentos, como observações, painéis, seminários, trabalhos individuais e em grupo. Saiba mais sobre algumas etapas do processo.
Avaliação Formativa
Essa análise consiste na prática da avaliação contínua realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente.
A premissa é que professores e estudantes estejam empenhados em verificar o que se sabe, como se aprende e o que não se sabe para indicar os passos a seguir, o que favorece o desenvolvimento pelo estudante da prática de “aprender a aprender”.
A avaliação formativa é um procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende, ou seja, tem sempre como referência o estudante.
Ela requer dos professores e dos estudantes uma mudança de atitude, pois não só os acertos são considerados, mas também os erros, já que estes são fontes de informação para a revisão do projeto educativo.
As falhas servem ao professor para, por meio das informações coletadas, reorientar a sua atividade e, aos estudantes, para autorregular as suas aprendizagens, conscientizando-os que elas são um produto de construção. O estudante, sujeito ativo do processo, identifica suas capacidades e fragilidades, aprendendo a relacionar-se com elas.
Práticas da avaliação formativa
Ela pode ser definida pelas seguintes práticas:
Coleta de informações sobre o processo de aquisição do conhecimento daquele que aprende;
Processamento do diagnóstico individual e informação deste diagnóstico aos principais atores envolvidos no cenário do processo ensino-aprendizagem;
Planejamento de estratégias de ação para a regulação do processo;
A avaliação formativa do curso de Medicina considera o desempenho individual do estudante como referência, partindo de uma competência a ser desenvolvida. O conceito final é atribuído em função dos critérios traçados pelo professor, e pactuados com os estudantes.
Durante toda a Unidade do PI e UES, os estudantes serão submetidos a uma avaliação formativa de acordo com critérios comportamentais, éticos, sociais e desenvolvimento das habilidades necessárias ao exercício da prática médica. Todos estes critérios serão observados e o conceito de progressão será registrado em documentos de avaliação.
Nas disciplinas que envolvem laboratórios, a avaliação da aprendizagem pode ser feita por intermédio da elaboração de relatórios e a utilização de portfólios individuais, relacionados às experiências/ações desenvolvidas pelos estudantes nas aulas/experiências práticas.
Avaliação Somativa
Realizada ao término do processo com intenção de verificação de resultados. A avaliação somativa é aceita como diagnóstica, determinando a capacidade do estudante em avançar, considerando a observação do desempenho para aferir a competência profissional (cognitiva, afetiva e psicomotora). Ela ocorre em períodos pré-determinados ao longo do ano.
Critérios de aprovação, recuperação e reprovação
A avaliação da aprendizagem do estudante decorre, em cada disciplina, da verificação do aproveitamento e da frequência nas atividades acadêmicas realizadas durante o período letivo.
Esse processo está sustentado por momentos sistematizados de "feedback", que possibilitam ao estudante a identificação de suas fragilidades cognitivas, afetivas e/ou psicomotoras. Essa identificação permite ao estudante acesso a cenários de apoio para reconstrução desses conceitos, conferindo a essa avaliação um caráter processual formativo.
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