A carreira em Medicina traz muitas oportunidades de colocação profissional, mas como em toda área, as melhores vagas são as mais concorridas. Por isso, vale a pena construir um bom currículo médico ainda na faculdade, e para isso, há alguns caminhos interessantes. Confira a partir de agora algumas opções.
Extensão universitária
Na Humanitas, por exemplo, a extensão universitária promove uma série de ações de alunos junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na faculdade. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, tanto pelos docentes, quanto por estudantes.
Entre as ações realizadas a cada semestre, estão o incentivo ao aleitamento materno, a abordagem intensiva ao fumante, participação em campanhas de vacinação, rastreamento para o Câncer de Próstata, cursos para gestantes, mutirão de prevenção e controle da hipertensão arterial e da diabetes, campanha contra a automedicação, prevenção de IST e AIDS, entre outras.
Estágio
O estágio é um item obrigatório na faculdade de Medicina, mas também há a versão extracurricular, com o objetivo de fazer com que os estudantes, com o acompanhamento de professores e médicos especialistas, tenham experiências práticas.
Esse estágio também é uma maneira de se aprofundar em áreas específicas das especialidades que mais te interessam, avaliar melhor o que você quer para seu futuro e ganhar um auxílio financeiro.
Visita Acadêmica
A Visita Acadêmica é um estágio oferecido por algumas instituições, que permite conhecer determinado serviço no qual o estudante pretende se inserir e acompanhar a rotina dos residentes e internos.
Pesquisas e iniciação científica
Muitos hospitais possuem centro de estudos que promovem atividades de ensino e pesquisa científica. Eles recebem acadêmicos para inseri-los em campos de estágio dentro do hospital. Participar de simpósios, palestras e iniciação científica é importante para mostrar o seu comprometimento com o aprimoramento pessoal.
Voluntariado
O voluntariado é uma oportunidade para começar a fazer a diferença ainda durante a graduação e fortalecer seu currículo. Além disso, o aluno tem a oportunidade de conhecer o sistema de saúde, ter contato com profissionais de outras áreas da saúde, ampliar o networking, começar a praticar o que aprendeu na faculdade e aprimorar habilidades como empatia, liderança, ética, resiliência, criatividade, trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão.
Monitoria
Alunos que se destacam em determinada matéria podem atuar como monitores de alunos. Normalmente, o professor que coordena a disciplina indica o monitor, podendo também realizar uma prova seletiva. Compartilhar informações é uma das melhores formas de rever e fortalecer seus conhecimentos, e um trunfo para a seleção da residência médica.
Cursos técnicos
Estudantes que fizeram alguns cursos ganham muitos pontos no processo de entrada na residência médica. Alguns dos mais relevantes são:
ACLS: Suporte Avançado de Vida Cardiovascular;
ATLS: Suporte Avançado de Vida no Trauma;
PHTLS: Suporte de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar;
PALS: Suporte Avançado de Pediatria.
Viu só como dá para construir um bom currículo médico ainda na faculdade? Saiba mais sobre temas relacionados à Medicina e Saúde no nosso blog.
Comments