top of page

Portal de Notícias

Como se preparar para o internato? Desafios e oportunidades


Jovem do sexo feminino, loira, com camiseta marrom, calça jeans clara, tênis branco, óculos de grau, sentada com livros na mão

O internato é a parte final da graduação em Medicina, correspondendo a um estágio obrigatório em que os estudantes têm uma rotina prática em hospitais e clínicas, sendo fundamental para seu desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho. E como é possível se preparar para ele?


Confira a partir de agora alguns desafios e oportunidades.


Desafios do internato


A vivência da rotina em unidades de saúde envolve muitas novas situações para os estudantes. A carga horária, que pode ultrapassar 60 horas mensais, com a possibilidade de plantões e a necessidade de conciliação de estudos da graduação é um dos grandes desafios.


Além disso, são comuns situações de estresse, se deparar com problemas estruturais, a necessidade de aprender a ter contato de forma profissional, e ao mesmo tempo empática, com pacientes e suas famílias, e presenciar sofrimento e morte.


Oportunidades


Como já citado, o internato tem foco total na prática, fazendo com que os graduandos tenham contato com a realidade da profissão, podendo aplicar e aprimorar seus conhecimentos.


No internato o estudante tem atividades práticas em todas as grandes áreas de Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental). Por isso, é o momento em que muitos estudantes escolhem a especialidade para a residência médica.


Dicas de preparação para o internato


  • Revise os principais conteúdos de anatomia, fisiologia, patologia e farmacologia;

  • Estude os protocolos clínicos e diretrizes de manejo das principais doenças;

  • Participe de simulações e revise possíveis situações clínicas que pode encontrar;

  • Tente aplicar o que aprendeu em estágios anteriores;

  • Dê atenção ao desenvolvimento das soft skills e habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe, liderança, empatia e resiliência;

  • Aprenda a fazer a gestão do seu tempo, organizando suas atividades para que também haja períodos para lazer e descanso;

  • Aprenda a identificar tarefas prioritárias;

  • Mantenha uma rotina de alimentação saudável, prática de exercícios, noites tranquilas de sono e técnicas de autocuidado, para balancear o estresse natural do período e manter energia e saúde mental;

  • Construa relacionamentos sólidos com colegas e professores para fortalecer o networking;

  • Avalie a escolha de um mentor para obter orientações e conselhos;

  • Estude com atenção o sistema de saúde local, obtendo dados sobre estrutura, demandas, recursos e fluxos de trabalho;

  • Seja humilde e esteja aberto a novos aprendizados e críticas construtivas;

  • Não tenha vergonha de pedir ajuda e perguntar para alguém mais experiente se surgirem dúvidas.


O internato na Humanitas


Na Humanitas, as atividades do internato ocorrem nos principais hospitais de São José dos Campos, como o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, Pio XII, Santa Casa e Clínica Sul, além das Unidades Básicas de Saúde da cidade vizinha de Jacareí.


O principal objetivo é integrar os alunos ao meio social regional, tendo contato com a realidade da saúde nas cidades, em alinhamento à proposta educacional de desenvolver uma visão integral do ser humano.


Saiba mais sobre o nosso curso de Medicina: www.humanitas.edu.br/graduacao-medicina.php

Comments


Logo Humanitas.png

FACULDADE HUMANITAS   /   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024
Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5.900 - Vila Tatetuba, São José dos Campos – SP- CEP: 12.220-061

logobase3.png
bottom of page