Já conhece o Laboratório de Bioengenharia da Humanitas? Ele é o espaço ideal para criação de projetos voltados à área de bioengenharia, em um ambiente com recursos que permitem aos estudantes o desenvolvimento de ideias criativas.
É o que, em inglês, costuma ser chamado de Maker Space (Espaço Maker). Nesse laboratório, são realizadas algumas das atividades da disciplina/área de conhecimento “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica”, uma parceria da Humanitas com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Entre as iniciativas desenvolvidas no laboratório de bioengenharia estão os projetos “Controlador de Umidade em UTI Neonatal de Baixo Custo” (premiado no 60º COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica), “Tapete de Termometria de Baixo Custo para Monitoramento de Pé Diabético”, “Dispositivo de Baixo Custo para Reconhecimento de Cores para Crianças Portadoras de Daltonismo” e “Conceitos e Práticas de Técnicas de Inteligência Artificial para a Indicação de Melanomas”.
A parceria entre Humanitas e ITA
Visando o aprofundamento dos estudos, a Humanitas e o ITA desenvolveram um programa baseado nos princípios da aprendizagem construtivista, no qual os alunos de ambas as instituições podem usufruir de aulas de três horas semanais, que envolvem práticas de aprendizagem ativa e trabalho em equipes mistas, com alunos de Medicina e Engenharia.
O programa é destinado aos alunos do terceiro ano de Medicina da Humanitas e aos estudantes do ITA que estejam cursando o Minor Engineering. Para isso, os alunos contam com a infraestrutura dos laboratórios e salas de tutoria e TBL da Humanitas, além dos laboratórios e salas de aula do ITA.
Além da disciplina presencial “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” para estudantes do terceiro período do curso de Medicina e estudantes do Minor Engineering, com carga de 60 horas, há disciplinas optativas online em diversas áreas da Engenharia Biomédica e do curso de Medicina (Anatomia, Histologia, Fisiologia, Bioquímica, etc.) e/ou dos cursos de Engenharia do ITA.
Metodologia adotada nos projetos da Humanitas
A disciplina “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” acontece por meio de trabalhos em equipes interprofissionais para a resolução de problemas de saúde vinculados às necessidades de saúde da população, utilizando-se dos passos do PBL, além do desenvolvimento de produtos e soluções nos laboratórios de ambas as instituições.
Além disso, os estudantes aprovados na disciplina “Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica” poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica na área de Engenharia Biomédica Humanitas/ITA dentro das linhas de pesquisa existentes e de vagas pré-determinadas.
Os laboratórios didáticos da Humanitas
A Humanitas recebeu a nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). O conceito 5 foi dado tanto para a instituição quanto para o curso de Medicina, e um dos pontos que influenciaram as notas foi a infraestrutura, em especial os laboratórios.
Além do de Bioengenharia, a Humanitas conta com 15 laboratórios de formação geral e de habilidades específicas, como os de Atenção Básica; Habilidades e Simulação Realística; Anatomia, Imagenologia e Técnicas Operatórias; Biofísica, Fisiologia e Farmacologia; Bioquímica; Histologia e Patologia; Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.
Saiba mais sobre a infraestrutura dos laboratórios didáticos da Humanitas no nosso site.
Comments