top of page

Portal de Notícias

Humanitas tem os primeiros estudantes de Medicina certificados como astronautas análogos do Brasil

Equipe participante do projeto posa em frente à fonte da Humanitas

Os alunos Enzo Maruzzo Marques, Gabriel Felipe Lorençato, Livia Ribeiro Silva, Francine Helena Campos, Carlos Alberto Ribeiro Junior e Maurício Soares Kane Gonçalves formam o grupo de estudos de medicina espacial da Humanitas, além de serem os primeiros estudantes de medicina do país a receberem a certificação de astronautas análogos. O trabalho dos alunos possui a coordenação dos professores Dra. Adriana Ávila de Almeida e Dr. Celso Muller Bandeira, com apoio da preceptora Marta Carvalho.


A certificação foi recebida após o grupo apresentar temas de saúde espacial na Missão Espacial Análoga realizada pela Habitat Marte entre os dias 10 e 23 de dezembro de 2024.


Nas missões virtuais, os participantes são convidados a se imaginar como astronautas responsáveis pelo funcionamento de uma estação em Marte.


O evento contou com 28 participantes que se formaram como astronautas análogos. Habitat Marte é uma estação espacial criada pelo professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende, no sertão do Rio Grande do Norte, operando como um habitat autossustentável operacionalizando protocolos de uma estação que funcionará futuramente em Marte ou na Lua.


Entre as ideias que surgiram na missão estão novos tipos de alimentos a serem consumidos nas missões espaciais, novos protocolos em saúde, por exemplo destaca-se a importância de alimentos apimentados, novos exercícios físicos, entre outros.


Em outubro de 2024, também como parte das atividades de medicina espacial na Humanitas, a faculdade recebeu palestra do Prof. Julio Rezende no Encontro Científico.


E, em 2023, a Humanitas participou do Space Studies Program, um dos maiores eventos de ciência espacial do mundo, que teve a sua 35ª edição realizada em São José dos Campos, de junho a agosto.


O evento conta com projetos conduzidos por estudantes de várias partes do mundo para enfrentar os principais desafios do setor espacial, além de cursos em diversas disciplinas espaciais e educação prática por meio de workshops e visitas profissionais. A participação da Humanitas teve o apoio dos alunos, professores e colaboradores, além da disponibilização de toda a infraestrutura da faculdade para sediar atividades dos cerca de 100 estudantes oriundos de 28 países.


A certificação conquistada pelos estudantes, após a apresentação de propostas em saúde espacial durante a simulação análoga à vida em Marte, representa um marco relevante em sua formação acadêmica. Mais do que agregar valor aos processos seletivos para residência médica, essa experiência expande fronteiras do conhecimento, abrindo portas para áreas inovadoras como a medicina aeroespacial, a pesquisa em ambientes extremos e a saúde planetária. Com o apoio dedicado de docentes e preceptores, trata-se de uma vivência transformadora, que fortalece o protagonismo estudantil, estimula a produção científica e insere os alunos em redes de conhecimento conectadas aos grandes desafios da medicina contemporânea.

Comments


Logo Humanitas.png

FACULDADE HUMANITAS   /   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024
Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5.900 - Vila Tatetuba, São José dos Campos – SP- CEP: 12.220-061

logobase3.png
bottom of page