top of page

Portal de Notícias

Medicina do Trabalho – Será essa a especialidade certa para você?


Tronco de médico em atendimento com um estetoscópio nos ombros

Tem interesse em fazer especialização em Medicina do Trabalho? Como o nome indica, essa residência foca na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, assim como na promoção da saúde dos trabalhadores em diferentes ambientes.


Essa área médica tem características preventivas, com identificação de riscos ocupacionais, realização de exames de admissão e periódicos, além de orientações sobre medidas de segurança e higiene no trabalho.


Segundo a Demografia Médica no Brasil, são 20.804 profissionais atuando nessa área, sétima com maior número de médicos no país, e que teve aumento de 47,3% em dez anos.


Como é a residência em Medicina do Trabalho


A residência médica dessa modalidade é de acesso direto e tem dois anos de duração, em que os residentes estudam, analisam casos e atendem pacientes. Ao final do curso, há uma prova, e o médico recebe o título de especialista em Medicina do Trabalho. 


O programa inclui aulas teóricas, prática clínica e atividades de campo. Os residentes aprendem sobre aspectos como:


  • Legislação trabalhista;

  • Normas de saúde ocupacional;

  • Avaliação de riscos ocupacionais;

  • Prevenção e controle de doenças e acidentes de trabalho;

  • Promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores;

  • Ergonomia;

  • Reabilitação profissional.


Durante os dois anos, são desenvolvidas habilidades como análise e interpretação de dados relacionados à saúde do trabalhador; implantação de programas de saúde ocupacional; comunicação com equipes multidisciplinares e gestão de saúde e segurança no trabalho.


Os residentes são supervisionados por médicos especialistas na área e profissionais de saúde que atuam na Medicina do Trabalho, passando também por estágios em instituições de saúde, serviços de emergência, organizações governamentais e empresas. No final do programa, costumam realizar um trabalho de conclusão ou pesquisa aplicada à área.


Como é a rotina de um Médico do Trabalho


O especialista em Medicina do Trabalho planeja e executa ações visando assegurar a saúde individual, tanto física quanto psicológica, para proporcionar uma vivência saudável dos trabalhadores no ambiente de trabalho.


Essa área da Medicina oferece uma rotina mais estável, normalmente não exige trabalho em regime de plantão, e traz variadas possibilidades de atuação.  O especialista pode prestar serviços e consultoria, normalizar e fiscalizar as condições de saúde e segurança no trabalho.


O Médico do Trabalho pode atuar na rede pública de serviços de saúde, instituições de pesquisa e junto ao sistema judiciário, como perito judicial em processos trabalhistas, ações cíveis e da promotoria pública. 


Outras possibilidades de trabalho são:


  • Assessoria sindical em saúde do trabalhador;

  • Perícia da Previdência Social;

  • Capacitação de outros profissionais;

  • Pesquisas no campo das relações saúde e trabalho;

  • Consultoria privada.


Além da residência, há também cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho, que têm o objetivo de qualificar ainda mais os médicos, por meio de competências interdisciplinares. O tempo de duração desses cursos pagos é de 18 meses e, em alguns casos, os estudos podem ser realizados à distância.


O que achou da especialização em Medicina do Trabalho? Confira informações sobre outras residências médicas no nosso blog, e avalie com calma quais são os cursos que atendem às suas perspectivas de futuro profissional.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page