Você conhece a residência de Medicina Legal e Perícia Médica? Descubra a partir de agora se essa especialização, que obteve o maior crescimento do número de médicos no país nos últimos dez anos, é a especialidade certa para você.
De acordo com a Demografia Médica Brasileira, a especialidade de Medicina Legal e Perícia Médica é apenas a 39ª com mais médicos (2.292 profissionais), mas a procura tem sido muito grande, o que garante crescimento de 266,1% desde 2012.
A Medicina Legal aplica conhecimentos da área médica em questões legais e judiciais. Já a Perícia Médica, envolve a realização de exames e avaliações para auxiliar em investigações e processos legais.
Desde 2011, a Medicina Legal é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, pela Associação Médica Brasileira e pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.
A residência em Medicina Legal e Perícia Médica
O programa de Residência em Medicina Legal é de acesso direto, e tem duração de três anos. São poucas vagas por ano nos programas de maior prestígio, oferecidos por instituições como USP (Universidade de São Paulo), pela SURCE (Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará) e ESP (Escola de Saúde Pública) do Rio Grande do Sul.
O currículo abrange uma combinação de teoria e prática, incluindo:
Anatomia e patologia forense;
Psiquiatria forense;
Toxicologia;
Exames de corpo de delito;
Avaliações psicológicas;
Dinâmicas e técnicas de entrevistas em contexto forense.
A parte prática toma a maior parte do tempo dos residentes, que passam por estágios em instituições de saúde, de Medicina Legal, penitenciárias e corpos de polícia, podendo aplicar seus conhecimentos em casos reais.
Os médicos já começam a trabalhar em colaboração com advogados e policiais, por exemplo, atuando em casos que envolvem aspectos médicos e legais. O aprendizado é conduzido sob a supervisão de profissionais experientes da área.
Ao final da residência, ele deve ter conhecimento sobre a legislação vigente relacionada à prática da Medicina Legal e estar apto a realizar autópsias e exames clínicos relacionados a lesões e mortes; redigir laudos periciais e atuar em situações de pressão.
A Medicina Legal é uma especialidade médica que também inclui conhecimentos jurídicos. O especialista precisa dominar conceitos de Medicina, Biologia, Direito, Sociologia, Química e Balística, entre outros.
Oportunidades Pós-Residência
A rotina do especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas envolve a elaboração de laudos técnicos em processos judiciais e administrativos. Os especialistas podem trabalhar em instituições públicas de Medicina Legal e consultórios particulares, fazendo perícias, autópsias e consultoria em processos judiciais. A opção pela carreira pública é bastante comum.
Além disso, é possível se dedicar à área acadêmica, com pesquisas sobre profilaxia, ética, comportamento criminal e novas tecnologias forenses.
Os profissionais da Medicina Legal colaboram com diversos setores, proporcionando uma rica experiência profissional e muitas oportunidades de networking, que podem render novas oportunidades de trabalho. É uma especialidade bastante respeitada, dada a importância do médico para elucidação de casos e contribuição para a justiça.
A área costuma ter remuneração atraente, principalmente para os profissionais mais experientes e com especialização.
O que achou da residência de Medicina Legal e Perícia Médica? Confira mais sobre outras especialidades no nosso blog.
コメント