Otorrinolaringologia – Será que essa é a especialidade certa para você?
- bloghumanitas
- 21 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Está se formando em Medicina e quer saber se a otorrinolaringologia é a especialidade certa para você? Então acompanhe a partir de agora mais informações sobre a área médica que trata dos problemas relacionados ao nariz, ouvido, boca e garganta.
De acordo com a Demografia Médica Brasileira, a otorrinolaringologia é a 15ª especialidade com mais médicos (8.100 profissionais). Nos últimos dez anos, houve crescimento de 62,8%.
A residência em otorrinolaringologia
O programa tem acesso direto, ou seja, basta ter registro de médico para ingressar nos programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR). O curso dura três anos, com carga de 60 horas semanais.
As atividades da grade curricular incluem práticas em ambulatórios, cirurgias e plantões em unidades de emergência, além de atividades acadêmicas e de pesquisa.
No final do 3º ano, é esperado que o médico domine o diagnóstico e tratamento das complicações cirúrgicas intra e pós-operatórias mais prevalentes; faça diagnósticos diferenciais para os distúrbios do sono e julgar a indicação e utilização de terapias clínicas e cirúrgicas; tenha capacidade de interagir com equipe multiprofissional e interprofissional de Medicina do Sono; domine a anamnese e exame físico otorrinolaringológico voltado para cirurgia craniomaxilofacial e utilização de tecnologias em cirurgias otorrinolaringológicas, como microdebridador, laser e radiofrequência.
A rotina de um otorrino
A otorrinolaringologia é uma especialidade médica ampla, que também trata de problemas relacionados à laringe, faringe, garganta e cordas vocais. Algumas das doenças que costumam ser tratadas são:
Sinusite;
Rinite;
Otite;
Faringite;
Laringite;
Amigdalite;
Perda auditiva;
Desvio do septo nasal;
Polipose nasal;
Anosmia (perda do olfato);
Distúrbios da deglutição;
Síndrome de apneia obstrutiva do sono;
Ronco;
Tumores.
O otorrino costuma trabalhar em clínicas, hospitais e em seu próprio consultório, fazendo atendimento clínico e cirurgias.
Alguns procedimentos cirúrgicos da área são:
Adenoamigdalectomia;
Septoplastia;
Timpanoplastia;
Rinoplastias estéticas e reconstrutoras (cirurgias no nariz);
Blefaroplastias (cirurgias plásticas nas pálpebras);
Ritidoplastia (rejuvenescimento facial).
A otorrinolaringologia é uma área em que há constante aperfeiçoamento de equipamentos e técnicas, por isso, o profissional precisa ter interesse em se capacitar e se atualizar, participando de eventos e acompanhando as novidades tecnológicas.
Subespecializações da otorrinolaringologia
Como citado anteriormente, o campo de trabalho para os especialistas em otorrino oferece muitas oportunidades, em diferentes áreas. Um dos caminhos é cursar uma subespecialização, entre elas:
Laringologia (trata da saúde vocal, distúrbios de deglutição, tosse crônica e pigarro)
Rinologia (cuida dos problemas no nariz e seios da face);
Otologia (foca no equilíbrio corporal e aparelho auditivo);
Medicina do Sono;
Otorrinolaringologia Pediátrica;
Otorrinolaringologia Ocupacional (Medicina do Trabalho);
Estomatologia (trata das doenças da boca);
Foniatria (cuida de distúrbios na audição, voz, fala, linguagem e aprendizagem).
Além disso, há as subespecialidades cirúrgicas, como:
Cirurgia Cérvico-Facial;
Cirurgia Crâniomaxilofacial;
Cirurgias Plásticas Faciais;
Cirurgia Plástica de Pálpebras.
O que achou das características da especialização em otorrinolaringologia? No nosso blog, você pode conferir mais detalhes sobre residências médicas de coloproctologia, psiquiatria e cardiologia, entre outras.
Commentaires