Quem foi Hipócrates?
- bloghumanitas
- 22 de jun. de 2022
- 3 min de leitura

Mesmo quem não é ligado à Ôrea de Medicina jÔ deve ter ouvido falar em Hipócrates e no famoso juramento que leva seu nome. Mas, afinal, quem foi Hipócrates?
HĆ” alguma divergĆŖncia entre historiadores, mas a maioria acredita que ele tenha nascido em 460 a.C., na Ilha de Cós, na antiga GrĆ©cia ā hoje, território da Turquia.
Vindo de uma famĆlia que era tida como descendente de um herói (AsclĆ©pio ou EsculĆ”pio, deuses ligados Ć cura), ele Ć© considerado o pai da Medicina por trazer novas ideias e encarnar caracterĆsticas vistas como importantes para os mĆ©dicos, como tranquilidade, cultura, humanidade, discrição e a constante busca pelo conhecimento.
Pioneirismo
Seu principal legado foi tratar a Medicina como ciĆŖncia e iniciar as prĆ”ticas de observação clĆnica, se afastando da tendĆŖncia vigente na Ć©poca, muito focada em explicaƧƵes mĆticas, sugestionadas pela superstição e rituais religiosos, para diagnóstico e tratamento de enfermidades.
Hipócrates foi muito influenciado pela filosofia e se tornou um grande observador, que buscava compreender de maneira racional o funcionamento do organismo humano, focando no prognóstico.
Ele rejeitava explicações de punições divinas como causas de doenças, algo que ainda era muito difundido, e passou a fazer conexões entre hÔbitos alimentares, do dia a dia e variações climÔticas como fatores que afetam a saúde humana.
Hipócrates acreditava que as doenƧas ocorrem em razĆ£o do desequilĆbrio entre o sangue, a bĆlis amarela, a bĆlis negra e a fleuma (estado de espĆrito), e que o próprio corpo Ć© uma unidade viva com capacidade para se recuperar, regular e harmonizar.
Com a evolução da Medicina, alguns de seus preceitos mostraram-se imprecisos em termos de anatomia e fisiologia, mas outros ensinamentos permanecem importantes até hoje.
PrÔtica médica de Hipócrates
Os primeiros passos da Medicina ainda eram precĆ”rios ā sem equipamentos e tĆ©cnicas desenvolvidas ā, por isso Hipócrates e seus seguidores concentraram seus esforƧos nos cuidados aos pacientes e previsĆ£o do desenvolvimento das doenƧas, a partir da observação de casos prĆ©vios e das manifestaƧƵes externas ao organismo.
Outra contribuição foi o código de ética elaborado pelo estudioso, até hoje considerado pelos profissionais da Ôrea.
Hipócrates foi chefe da escola de Cós e ensinou Medicina em Atenas. Tinha o respeito de filósofos como PlatĆ£o e Aristóteles, e formou a primeira leva de mĆ©dicos. Seus escritos e de seus alunos estĆ£o reunidos no Corpus Hippocraticum, compilação que inclui textos como āA Medicina Antigaā, āTratado Sobre o Mal Sagradoā, āDos Ares, Ćguas e Lugaresā, āAforismosā, āDo Prognósticoā e āEpidemiasā.
Juramento de Hipócrates se tornou tradição
Por fim, vamos lembrar a versĆ£o do Juramento de Hipócrates mais citada no paĆs atualmente pelos mĆ©dicos recĆ©m-formados:
āPrometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciĆŖncia. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serĆ£o cegos, minha lĆngua calarĆ” os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.
Nunca me servirei da minha profissĆ£o para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu e a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrĆ”rio.ā
Agora que vocĆŖ jĆ” sabe quem foi Hipócrates e como ele influenciou a Medicina moderna, pode conferir mais conteĆŗdos sobre saĆŗde em nosso blog, como as diferenƧas entre urgĆŖncia e emergĆŖncia, como funciona a residĆŖncia para o profissional de Medicina e a importĆ¢ncia da iniciação cientĆfica.