Tem interesse em conhecer mais sobre a residência de Reumatologia? Então acompanhe se essa é a especialidade certa para você!
De acordo com a Demografia Médica Brasileira, são 3.134 reumatologistas no país, sendo a 33ª especialidade com mais médicos. Em dez anos, houve aumento 92,2% nos profissionais da área, acima da média geral, que teve 84,8% de acréscimo.
A reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças reumáticas, que acometem o sistema muscoesquelético e o tecido conjuntivo, englobando as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos, estando ligada à ortopedia, sendo comum um tratamento interdisciplinar.
É uma das áreas de atuação mais ampla, pois tem como similaridade entre os casos a inflamação, mas pode ocorrer em um órgão ou simultaneamente em vários sistemas.
Ela trata cerca de 150 enfermidades, entre as crônicas, como artrite e artrose, e doenças autoimunes como lúpus, esclerose sistêmica, policondrite recidivante e Síndrome de Sjögren.
Apesar de muita gente achar que é uma especialidade que atende basicamente idosos, os reumatismos atingem pessoas de qualquer idade e sexo.
A residência em reumatologia
A residência médica em Reumatologia dura dois anos e não tem acesso direto – a clínica médica é pré-requisito. É uma especialidade que teve uma relação candidato/vaga de 2,78 no Enare (Exame Nacional de Residência) 2023, com 92 médicos disputando 33 vagas.
A carga horária é dividida com 50% em atividades ambulatoriais e 50% em unidades de internação e interconsulta, medicina física e reabilitação, estágios complementares em ortopedia, laboratório e reumatologia pediátrica.
Os residentes da área costumam atuar em enfermarias, emergência e consultórios de hospitais e clínicas.
Após a conclusão da residência, é preciso passar na prova de Título de Reumatologia aplicada pela SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia).
Os reumatologistas podem trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios particulares e instituições acadêmicas. A demanda por essa especialidade tende a ser alta, em razão do aumento das doenças reumáticas na população.
Doenças tratadas pelo reumatologista
O reumatologista trata de doenças difusas do tecido conjuntivo; osteometabólicas; artropatias microcristalinas e reativas; vasculites; doenças degenerativas, espondiloartrites; reumatismos extra-articulares; artropatias intermitentes, secundárias e algumas doenças não reumáticas, como hipotireoidismo, diabetes e neoplasias.
Alguns dos quadros comuns nos consultórios são:
Artrite reumatoide;
Lúpus eritematoso sistêmico;
Doença muscular inflamatória;
Síndrome de Sjögren;
Gota;
Condrocalcinose;
Osteoporose;
Hiperparatireoidismo;
Doença de Lyme;
Espondilite anquilosante;
Fibromialgia;
Artrite psoriática;
Osteoartrite;
Polimialgia reumática.
Rotina de trabalho do reumatologista
A reumatologia é uma especialidade principalmente clínica, que exige conhecimentos de anamnese e exame físico. O profissional frequentemente se depara com casos complexos, que exigem investigação e raciocínio sobre mecanismos de doenças, assim como exames detalhados. Profissionais com perfil de curiosidade, que são detalhistas, gostam de estudar e ter um contato próximo e duradouro com pacientes, podem se satisfazer atuando nessa especialidade.
Com atuação majoritariamente em consultório, a profissão também possibilita ao médico trabalhar em hospitais, em pesquisa científica e na indústria farmacêutica.
O que achou da residência em reumatologia? Confira mais detalhes sobre outras especialidades médicas no nosso blog.
Commentaires