Os primeiros socorros são os cuidados iniciais e imediatos que devem ser prestados a uma pessoa que sofreu um acidente ou teve um mal súbito. Essa ação tem como objetivo auxiliar na manutenção das funções vitais e prevenir o agravamento das condições de saúde da pessoa.
São procedimentos básicos e medidas preventivas, realizados até a chegada de um profissional de saúde. Para que sejam eficazes, é preciso seguir alguns passos, como veremos a partir de agora.
Alguns procedimentos dos primeiros socorros
Desengasgar;
Desafogar;
Cuidar de fraturas;
Estancar sangramento;
Fazer massagem cardíaca;
Tratar queimaduras;
Transportar vítimas.
No caso de necessidade de transporte de alguém que tenha se acidentado ou sofrido mal súbito, é importante verificar se há fraturas ou outros ferimentos antes de qualquer coisa. Se houver suspeita de fraturas na coluna ou no pescoço, evite movimentar a vítima.
Se a vítima estiver consciente, e não relatar dor, é aconselhável improvisar uma maca para transportá-la até a unidade de saúde mais próxima. Durante o transporte, a cabeça da vítima deve ficar elevada e o corpo permanecer estático.
Esses são alguns dos procedimentos, mas outras situações específicas pedem ações diferentes. A mordida de cachorros e gatos, por exemplo, pode ocasionar a raiva. Em um caso como esse, as orientações incluem lavar o local com água e sabão, para desinfetá-lo; proteger o ferimento com gaze ou pano limpo e encaminhar a vítima para o hospital ou pronto-socorro; monitorar o animal que causou a mordedura para que se verifique se ele está doente.
É sempre bom ter um kit de Primeiros Socorros preparado, com itens como termômetro, algodão, gaze, tesoura, pinça, ataduras, curativos, esparadrapo, água oxigenada, luvas descartáveis, álcool, soro fisiológico, analgésicos e antiespasmódicos, em gotas ou comprimidos.
Recomendações em ocasiões de atendimento básico
Avaliar a situação, garantindo que você e a vítima estejam em segurança;
Pedir ajuda se for um caso grave, chamando imediatamente os serviços de emergência;
Verificar a consciência da vítima, respiração e o pulso;
Se a vítima não estiver respirando e não tiver pulso, inicie a Ressuscitação Cardiopulmonar imediatamente, com compressões torácicas e, se estiver treinado, ventilações;
Se houver suspeita de fratura, imobilize o membro afetado;
Para controlar sangramentos, aplique pressão direta sobre a ferida com um pano limpo. Se o sangramento for intenso, eleve a parte afetada acima do nível do coração;
Para tratar queimaduras, resfrie com água fria (não gelada) por pelo menos 10 minutos. Não aplique gelo, pomadas ou óleo.
Nunca administre medicamentos sem estar seguro sobre a situação e o consentimento da vítima;
Tente manter a calma e tranquilizar a vítima.
Em qualquer situação de emergência, pode ser acionado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo telefone 192. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências.
Kommentare