Os estudantes da Humanitas contam com um novo laboratório para as aulas de graduação: o Laboratório de Atenção Básica. Criado para simular situações de atendimento a domicílio, ele chega para complementar o aprendizado.
O Laboratório de Atenção Básica funciona em uma simulação de casa e, para aumentar o realismo, conta com atores que interpretam situações que exigem atendimento primário, explorando as habilidades dos alunos em aspectos como comunicação, diagnóstico e prescrição de medicamentos.
O Laboratório de Atenção Básica se junta a outros locais que tornam a estrutura da Humanitas uma das melhores entre as faculdades do país. Conheça também nossos outros espaços a partir de agora.
Laboratório de Habilidades e Simulação Realística
O local ideal para atividades antecipatórias das práticas profissionais, focando em preparar o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão, pautado nos preceitos da bioética.
Seguindo as tendências da prática moderna, o Laboratório possui manequins computadorizados que reproduzem situações reais que o acadêmico irá encontrar em sua prática clínica.
Com isso, o estudante se prepara para uma abordagem humana. Também tem a oportunidade de treinar suas habilidades, contando ainda com uma equipe de atores e acadêmicos preparados que participam dos cenários simulados.
Assim, vivencia emergências como uma batida entre dois carros e uma moto, com feridos graves, socorridos pelos acadêmicos e pelos socorristas do SAMU no pátio da faculdade.
O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística possui sete estações fixas:
Centro Cirúrgico;
UTI;
Pediatria;
Ginecologia e Obstetrícia;
Consultórios Médicos (2);
Suportes Básico e Avançado de Vida.
Todos os ambientes são equipados com materiais de alta tecnologia, permitindo que os estudantes e profissionais da área da saúde se capacitem para a inserção em atividades de atenção à saúde.
Laboratório de Anatomia, Imagenologia e Técnicas Operatórias
Os aspectos trabalhados nessas áreas de conhecimento proporcionam aos estudantes de Medicina a compreensão da morfologia e topografia do corpo humano, incluindo órgãos, sistemas, tecidos e sua interconexão com exames de imagens, bem como das principais técnicas cirúrgicas operatórias.
Para tanto, são realizados estudos observacionais em peças cadavéricas, peças resinadas (estruturas similares ao corpo humano), ossos humanos, software de anatomia e fisiologia, além de práticas em peças frescas de porco.
Laboratório de Biofísica, Fisiologia e Farmacologia
Essas áreas de conhecimento apresentam como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos dos processos biofísicos que ocorrem no organismo em condições normais e em resposta a estímulos internos e externos, além da compreensão sobre os diferentes tipos de drogas, seus mecanismos de ação, efeitos colaterais e interações com o corpo humano.
Nas disciplinas voltadas para as áreas de Biofísica, Fisiologia e Farmacologia, os estudantes do curso de Medicina realizam atividades práticas laboratoriais, com a utilização de equipamentos e materiais que auxiliam na elucidação e articulação das atividades teóricas.
Laboratório de Bioquímica
A Bioquímica estuda os fundamentos do metabolismo celular, os fenômenos fisiopatológicos e as reações químicas envolvidas nas funções vitais. Esse conhecimento é fundamental para a formação médica.
A estrutura laboratorial disponível ao estudante nessa área do conhecimento possibilita a ilustração de técnicas utilizadas em laboratórios de análises clínicas, como a realização de testes laboratoriais, interpretação de seus resultados e associação deles com diversas patologias.
Laboratório de Histologia e Patologia
Área para o desenvolvimento das atividades necessárias na competência e experiência do uso de microscópios ópticos, reconhecimento de tecidos/estruturas biológicas sob padrão de normalidade e com alterações durante as atividades práticas.
Laboratório de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia
Nesse laboratório são realizadas atividades de estudo de morfologia, cultivo e identificação de microrganismos por meio de técnicas de semeadura em placas e coloração. Todo procedimento é conduzido pelo professor responsável de forma asséptica e utilizando cepas de bactérias rastreáveis e cultivadas no próprio laboratório.
Em parasitologia, são utilizados laminários que permitem o estudo e observação de formas parasitárias e vetores patológicos. Já as aulas de imunologia consistem em demonstrações de testes rápidos como complemento às aulas teóricas. Para tal, utiliza kits como PCR, anti HCV e Fator reumatoide.
Laboratório de Bioengenharia
Sua proposta é ser um espaço para criação e desenvolvimento de projetos voltados para a área de bioengenharia em um ambiente com recursos que permitam aos estudantes o desenvolvimento de ideias criativas. É o que, em inglês, costuma ser chamado de Maker Space, às vezes traduzido para o português como Espaço Maker. Nesse laboratório são realizadas parte das atividades da disciplina/área de conhecimento Inovação Interprofissional em Engenharia Biomédica.
Comments