top of page

Portal de Notícias

Medicina e sustentabilidade


Estetoscópio sobre a terra em meio à natureza

A sustentabilidade na Medicina é um conceito que engloba práticas de saúde que respeitem o meio ambiente, promovam a saúde pública e tragam mais igualdade social.


A redução de desperdícios nas unidades de saúde, desenvolvimento de medicamentos e dispositivos médicos com menos impacto ambiental, campanhas de conscientização e implantação de políticas que incentivem a sustentabilidade são ações importantes nesse contexto.


O tema envolve a colaboração de profissionais de saúde, pesquisadores, poder público e comunidades. A responsabilidade social permeia os debates, considerando o impacto das práticas médicas e garantindo que a comunidade tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade.


Sustentabilidade na Humanitas


A sustentabilidade é um dos principais valores da Humanitas, ao lado de qualidade, ética, humanização e inovação. A faculdade incentiva a atuação de forma ecologicamente correta, viável no âmbito econômico, socialmente justa e com diversificação cultural.


O Programa Integrador (PI) da Humanitas é um dos itens da proposta de estímulo à construção de habilidades e competências dos estudantes para atuação em todos os níveis de atenção à saúde. As atividades de plantio de alimentos saudáveis em hortas comunitárias são apenas uma parte das ações sustentáveis do programa.


Junto com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o PI faz parte do projeto de parceria entre a faculdade e a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, um convênio que possibilita aos estudantes uma imersão na rede pública de saúde.  O PI é desenvolvido a partir das necessidades de saúde, captadas por meio da escuta das pessoas que buscam cuidados em saúde, tomando as necessidades como o centro das intervenções e práticas.


O Programa Integrador tem como um dos seus pilares o compromisso com a formação de cidadãos críticos, reflexivos, competentes, atualizados e comunicativos. O processo de ensino-aprendizagem do PI da Humanitas é estruturado na relação entre os eixos Saúde Individual, Saúde Coletiva, Processo de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde/ Meio Ambiente.


Os alunos ocupam a rede pública de serviços com finalidade colaborativa, para acompanhar as atividades já desenvolvidas pelas unidades de saúde, inserindo-se na equipe.


Nos últimos anos, as atividades do PI beneficiaram milhares de pessoas em São José dos Campos, que tiveram apoio em ações que abordaram os temas saúde da mulher, higiene, acuidade visual, sexualidade, hipertensão, alimentação saudável, saúde mental, doação de medula óssea, alcoolismo, abuso sexual, vacinação, saúde da criança e adolescente, HAS/DIA, violência, saúde do homem, IST´s, práticas corporais e gravidez na adolescência.


Extensão Universitária na Humanitas


A responsabilidade socioambiental também é colocada em prática na Extensão Universitária da Humanitas.


Essa extensão acadêmica promove uma série de ações de alunos junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na faculdade. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, tanto pelos docentes, quanto por estudantes.


A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares da instituição.

Comments


Logo Humanitas.png

FACULDADE HUMANITAS   /   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024
Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5.900 - Vila Tatetuba, São José dos Campos – SP- CEP: 12.220-061

logobase3.png
bottom of page