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Vantagens do Programa Integrador da Humanitas


Garota branca de cabelos escuros vestindo jaleco com um estetoscópio no ombro em um corredor com outros alunos de Medicina conversando ao fundo.

Você já ouviu falar do Programa Integrador (PI) da Humanitas? Ele é um dos itens da proposta de estímulo à construção de habilidades e competências dos estudantes para atuação em todos os níveis de atenção à saúde. Conheça a partir de agora suas vantagens.


Junto com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), faz parte do projeto de parceria entre a faculdade e a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, um convênio que possibilita aos estudantes uma imersão na rede pública de saúde.  O PI é desenvolvido a partir das necessidades de saúde, captadas por meio da escuta das pessoas que buscam cuidados em saúde, tomando as necessidades como o centro das intervenções e práticas.


Um dos componentes centrais da estrutura curricular do curso de Medicina, o PI visa à indissociabilidade entre teoria e prática; à integração da faculdade ao meio social, local e regional; bem como à integração entre esses cursos e a construção da identidade profissional.


O Programa Integrador tem como um dos seus pilares o compromisso com a formação de cidadãos críticos, reflexivos, competentes, atualizados e comunicativos. Para isso, tem adotado metodologias ativas, nas quais o estudante é o centro do processo de ensino-aprendizagem e o responsável pela construção dos seus próprios conhecimentos.


O processo de ensino-aprendizagem do PI da Humanitas é estruturado na relação entre os eixos Saúde Individual, Saúde Coletiva, Processo de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde/ Meio Ambiente.


Como funciona o Programa Integrador da Humanitas


No primeiro momento, as tarefas incluem, entre outros:


  • Conhecer o funcionamento da UBS e seus setores, reconhecer os arredores da Unidade e verificar na legislação as obrigatoriedades para se estabelecer uma UBS;

  • Reconhecer o território, serviços sociais e rede de saúde;

  • Vivenciar o trabalho da unidade, observar e descrever a relação interprofissional, analisar as relações interprofissionais da equipe de saúde ESF e descrever o processo de trabalho da ESF;

  • Realizar visita domiciliar para conhecer a dinâmica da família, sua história social e buscar embasamento científico acerca do genograma;

  • Acompanhar os diferentes setores da unidade: especialidade, vacinação e hipodermia;

  • Realizar levantamento dos princípios e diretrizes do SUS, política de humanização e acolhimento;

  • Pesquisar os principais agravos na área de abrangência, conhecer o sistema de informação em saúde e traçar ação educativa de acordo com a necessidade local;

  • Conhecer os indicadores de saúde e ferramentas de gestão e financiamento;

  • Revisitar as famílias de sua responsabilidade, construir o genograma e elaborar a etapa da identificação da anamnese dos pacientes em suas famílias;

  • Desenvolver o acolhimento e escuta qualificada nas diferentes necessidades do paciente nas dependências da UBS.


Experiência a partir da realidade da comunidade


Os alunos ocupam a rede pública de serviços com finalidade colaborativa, para acompanhar as atividades já desenvolvidas pelas unidades de saúde, inserindo-se na equipe. As atividades do PI nas UBSs Putim, Interlagos, Eugênio de Melo, Campos de São José, Buquirinha e São Judas Tadeu são utilizadas como cenário de ensino-aprendizagem.


Além de vivenciar o dia a dia da unidade básica de saúde, no decorrer do curso, o aluno deve ser inserido nos serviços de atenção secundária e terciária do município. Por exemplo, no PI-4 e 5 os alunos se aproximam de temas como saúde mental e oncologia, e devem visitar os serviços responsáveis por esse tipo de atendimento, como os CAPS da área de abrangência de sua UBS e a UPA de Saúde Mental.


As atividades voltadas para o processo de trabalho do médico serão desenvolvidas na disciplina de Método Clínico. O estudante desempenhará então ações de maior complexidade com enfoque na saúde individual, de acordo com as diretrizes curriculares para o curso médico.


Nos últimos anos, as atividades do PI beneficiaram milhares de pessoas em São José dos Campos, que tiveram apoio em ações que abordaram os temas acuidade visual, sexualidade, saúde da mulher, hipertensão, alimentação saudável, saúde mental, doação de medula óssea, alcoolismo, abuso sexual, higiene, vacinação, saúde da criança e adolescente, HAS/DIA, violência, saúde do homem, IST´s, práticas corporais e gravidez na adolescência.


Viu como o PI da Humanitas traz muitas vantagens para os estudantes? Saiba mais aqui.

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